top of page

Roda de conversa sobre a MP 1055/2021 e a crise hidroenergética registra mais de 100 visualizações

Foto do escritor: ASÁGUASASÁGUAS

Atualizado: 27 de jul. de 2021


Nesta quinta-feira, 22 de julho, a ASÁGUAS realizou um debate on-line sobre a Medida Provisória 1.055/2021 e a atual crise hídrica. Para essa discussão, foram convidados o ex-diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; o especialista em Políticas Públicas, Sérgio Cortizo; e o professor do Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), José Irivaldo Silva. Este foi o primeiro evento da Associação transmitido ao vivo pelo canal da ASÁGUAS no Youtube e contou com 125 visualizações em menos de 24 horas.


O Professor José Irivaldo em sua apresentação apontou contradições na MP em relação aos princípios constitucionais e às leis que formaram a ANA. Com base em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), Irivaldo afirmou que faltou medidas de prevenção para evitar a crise. “Essa crise não nos pegou de surpresa, como também não é uma responsabilidade do hoje, mas também do ontem, me parece de uma falta de articulação, e integração no planejamento e na adoção de medidas preventivas”, comentou.


Para o especialista em Políticas Públicas e ex-professor da USP, Sérgio Cortizo, a atual situação é uma consequência das falhas que estão presentes no sistema desde 2012. Cortizo se baseou em dados estatísticos para argumentar que houve uma mudança no comportamento do sistema em 2012 e está gerando crises desde então.

O ex-diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, denunciou a MP e afirmou que a situação atual não se trata de uma crise hídrica, mas sim energética. Segundo Andreu, apesar da MP se basear na crise do Paraná, é o setor elétrico que detém 70% do controle dos reservatórios daquele estado. É uma visão utilitarista da água. Na minha opinião, estão vendendo como futuro o passado que não deu certo”, concluiu.


Confira a Nota TÉCNICA Nº 8/2021/DDE/SPE sobre Análise das séries históricas de Energias Naturais Afluentes (ENAs) de 1931 a 2019 realizadas por ele, abaixo:



Os participantes presentes fizeram perguntas pelo bate-papo do canal, que foram respondidas pelos palestrantes. Para assistir ao encontro e saber mais sobre esta discussão, basta acessar o canal da ASÁGUAS no Youtube.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas (ANA)

Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco L, Ala Central, Sala 114

asaguasdiretoria@gmail.com

Telefone: (61) 9919-7139

© 2021 por ASÁGUAS

bottom of page